Todo ser humano tem em comum um poder em potencial de se tornar um ditador, é algo incontrolável e terrível, tanto quanto lamentável. Ainda fico impressionado como uma pessoa comum pode se transformar lentamente em um potencial ditador mesmo ao assumir um simples posto de síndico ou conselho administrativo, quem dirá com coisa ainda maior. Tudo vai acontecendo de maneira tão lenta e ‘amigável’ que nem mesmo os futuros ditadores se dão conta do caminho que estão trilhando para si mesmos, em poucas semanas, quem sabe em alguns dias, algumas decisões aparentemente ‘democráticas’ vão tomando rumo frente ao potencial sedutor de se sentir importante ao poder decidir algo a respeito da vida alheia, algo que começa quase sempre envolto em boas intenções burocráticas. Aliás, o burocracismo talvez seja um dos primeiros passos para o totalitarismo. Como é sedutor criar mecanismos de controle! Não?!
Condomínios residenciais aos poucos estão se transformando em verdadeiras fortalezas digitais impondo sutilmente a todos os seus participes a questão da identificação biométrica, não demora muito tempo e a tentação de obter controle de entradas e saídas de carros passa para o programa digital de identificação de placas veiculares, em alguns lugares já está tudo muito avançado, muito em breve todos os rostos de moradores e visitantes serão catalogados com reconhecimento facial obrigatório. Tudo com as boas desculpas de melhorar a ‘segurança’ ou ‘corte de custos’, quando muito o que conseguem é melhorar a ‘sensação’ de segurança, pois na verdade estão todos se expondo para o Totalitarismo-Vertical-Estatal até atingir um determinado Poder-Supremo de algum pseudo deus da mediocridade humana.
Muito em breve todas as ruas da sua cidade estarão com algum tipo de monitoramento, todos os bairros estarão sob controle de uma Autoridade-Central, o que começa de maneira tímida vai verticalmente acontecendo, em algum momento atinge tudo no horizonte profundo do nada existencial, algo a que, com certeza, vão nomear com o eufemismo de Liberdade-Democrática-Total. Esse lugar distópico, e infelizmente real, é o aqui e agora, ninguém mais conseguirá fazer coisa alguma sem que seja registrado e autorizado por algo ou por alguém de “Espírito-Superior”.
Muito em breve o controle total estará acontecendo por meio do DREX; moeda digital (poderia ser ficção, mas não é. Esse novo filme de terror barato está a caminho – “A Machadada Final” – estará em breve em algum cinema mais próximo de você, como mais uma ilusão da “realidade-irreal”). A moeda digital que irá substituir o Real será também o golpe de misericórdia na liberdade individual. Assim, em algum momento da nossa história ninguém poderá comer um simples bombom sem que o Grande-Irmão fique sabendo. Eles continuam querendo quebrar suas pernas, mas como sempre tudo é para o seu ‘bem’ e de maneira ‘fofa’, posteriormente alguém irá providenciar as muletas para que você possa desfrutar de todas as vantagens que o sistema pode proporcionar para um “Escravo-Livre”, sem nenhuma mobilidade física ou social. Você será proibido de viajar caso não cumpra requisitos básicos estipulados por uma autoridade que só quer o seu ‘bem’, sempre! Não se esqueça disso, jamais! É sempre para o seu ‘bem’! Um dia você sequer conseguirá abrir sua geladeira, pois será informado de que ainda não está no horário de comer. Caso você seja um diabético, o seu bombom terá que ser um produto produzido e permitido para sua situação de saúde específica, tipo “Carne-Artificial”. Morô?! Se você não se comportar adequadamente não poderá sair de casa, pois nem mesmo com seu rosto ou suas digitais você conseguirá obter autorização para sair, nem mesmo para levar o seu pobre cachorrinho para passear. Aliás, o seu animalzinho não estará livre para ser seu, pois será catalogado pelo Estado e ainda você terá que ser chamado de ‘tutor’ do seu cachorrinho, de dono você passa a ser o responsável legal. E ainda acontecerá que nem mesmo o pobre animalzinho conseguirá aceitar com muita facilidade certas questões, pois não poderá sair com você, mas sim, poderá e terá que sair sem você, sinceramente…?! O que mais impressiona é que a grande maioria das pessoas está se entregando a esse grande evento da humanidade de maneira espontânea e singela, dócil. Tudo tão meigo e ‘fraterno’ que nem mesmo Alice No País das Maravilhas conseguirá entender ou superar.
Bem-vindo ao Admirável-Gado-Novo!
P.S. – Só pra começo de conversa, para que você tenha alguma ideia do que está por acontecer, sugiro que leia os livros abaixo. “1984” e “A Revolução dos Bichos” de George Orwell / “Nós” de Zamiatin / “Fahrenheit 451” de Ray Brandbury / “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley / “O Senhor das Moscas” de William Golding / “Utopia” de Thomas More / “O Fenômeno Pitesti” de Virgil Ierunca / “A Lei” de Fréderic Bastiat / “O Caminho da Servidão” de F.A.Hayek / “A Servidão Voluntária” Étienne de La Boétie / “Democracia, o Deus que Falhou” de Hans-Hermann Hoppe.